Como manter a água da piscina tratada por mais tempo (16/09/2022) | HPool Piscinas

Como manter a água da piscina tratada por mais tempo

16/09/2022

Uma piscina limpa e bem cuidada melhora o visual da área externa e também garante saúde e bem-estar para todos que a frequentam. No verão e nos dias mais quentes, a piscina é o ponto de encontro da família e dos amigos para compartilhar bons momentos. Entretanto, manter a piscina limpa e sem algas por mais tempo demanda dedicação e alguns cuidados especiais. Para te ajudar nessa tarefa, listamos alguns cuidados simples e muito eficazes para prolongar a limpeza da sua piscina.

Mantenha a piscina coberta

O vento traz muita sujeira para dentro da piscina, mesmo que não haja plantas por perto, a sujeira pode vir de árvores e arbustos da vizinhança. Por isso, manter a piscina coberta sempre que possível com uma lona ou manta térmica ajuda a evitar que essas sujeiras maiores entrem em contato com a água e deem mais trabalho na hora de limpar.

Recolha a sujeira com uma peneira

Quando você for fazer a limpeza da piscina, o primeiro passo é juntar as sujeiras da superfície com uma peneira, ela ajuda a recolher folhas mortas, flores do jardim, insetos e poeira. Para que a limpeza seja ainda mais eficiente, faça esse processo de remoção da sujeira superficial todos os dias, principalmente quando for usar a piscina, isso evita incômodos no momento de lazer e impede que os resíduos se depositem no fundo ou deixem a água ainda mais turva.

Mantenha o tratamento químico em dia

Fazer os testes químicos é essencial para garantir que a água da sua piscina esteja bem cuidada e própria para uso. Lembre-se de verificar o nível de cloro, no mínimo, uma vez por semana; confira se o pH da água está em dia: existe um kit próprio para teste e é feito em conjunto com a verificação do nível de cloro. O pH ideal da água é 7 (em média); o grau de alcalinidade da água também deve ser testado uma vez por semana na alta temporada. Quando alterado, desestabiliza os níveis de pH.

Faça a limpeza com aspiração frequentemente

O aspirador ajuda a retirar as impurezas menores, que passam pela peneira e recolhe as sujidades que ficam depositadas no fundo da piscina. Depois de aspirar, é hora de usar o filtro. Nessa etapa, a água passa pela areia, deixando aí outras
impurezas que permanecem mesmo depois de usar o aspirador. Não esqueça de fazer a limpeza periódica do filtro, ela ajuda a conservar a água da piscina e deve ser feita sempre após a limpeza completa com aspiração.

Escove as laterais

Escovar as laterais da piscina ajuda a evitar que o lodo e resíduos se acumulem e acabem prejudicando a água e a aparência da piscina. Para fazer isso, utilize uma esponja ou escova própria. Se a sua piscina for revestida por pastilhas, lembre-se de escovar bem os rejuntes, pois estes acumulam mais resíduos por serem ásperos.

Invista em uma ducha

Uma rápida passada na ducha antes de mergulhar é essencial para manter a limpeza da piscina, já que elimina diversos resíduos que iriam parar na água. Poeira, suor, poluição, protetor solar, maquiagem e cremes hidratantes são alguns resíduos que ficam depositados na pele e cabelo das pessoas. Quando entram em contato com a água, todas essas impurezas a desequilibram e se acumulam na superfície.

Cuide do entorno

Cuidar do entorno da piscina tem grande influência na qualidade da água. Quando for escolher as plantas da área externa, opte por espécies que não soltem muitas folhas e flores. Antes de limpar a piscina, sempre limpe o entorno, elimine toda a sujeira do piso e mantenha o jardim sempre bem cuidado.
Se você mantiver esses cuidados, a água da piscina se manterá tratada por mais tempo e a limpeza se tornará mais fácil e rápida.

Compartilhe

  1. Piscinas
  2. Produtos